sábado, 26 de setembro de 2009

Elementos da linguagem fotográfica

Analisando a foto Xavantes de Evandro Teixeira e considerando os elementos de composição da linguagem fotográfica indentifico o ponto como esse elemento.
A imagem que mais chama atenção é  do índio com a mão no rosto, retratando um misto de melancolia e esperança.

sábado, 12 de setembro de 2009

Propostas de reflexão




Diante do consumo desmedido, e a falta de reflexão sobre as questões ambientais o homem segue com o "pé no acelerador, rumo ao abismo".


Repensar as atitudes é preciso e também é mais simples do que se pensa.


É necessário pensar em questões reais e inaceitáveis. Em nosso país , crianças morrem diariamente por carência de vitamina A, enquanto milhões de celulares são trocados por novos modelos, ainda em perfeitas condições de uso, junto com eles seus acessórios, baterias. Isso também ocorre com carros e tudo aquilo que é oferecido em novos modelos. O homem em nome de seu ego, rende-se a todos os apelos de consumo. A crise ambiental nos apavora!!! Mas qual está sendo a atitude diante dela?


Lembremos pois das diferentes culturas, com seu modo de vida considerado simples, no entanto eficaz. No cultivo de suas ervas, que trazem alívio a dores e podem fazer inúmeros bens a sociedade, mas como não há exploração desmedida, de nada interessa ao nosso planeta capitalista. Esses povos, com simplicidade e acima de tudo respeito, valorizam cada milímetro da natureza.


A foto Xavantes de Evandro Teixeira, retrata representantes de uma cultura riquíssima que deve ser valorizada. (copiada, invejada...)


Pensando essas questões, vem aí a oportunidade de fazer algo para mudar. Nós representantes da educação temos um projeto que viabiliza trabalhar esse eixo temático com os alunos, dentro da determinação do MEC sobre os projetos obrigatórios para o 2º Semestre de 2009.


Que tal introduzir nos colégios onde trabalhamos iniciativas para quer haja mudança?


Trabalhei com o 5° Ano um mural interativo ( uma aula mural). No entanto, ao introduzir um tema é necessário planejar e lançar todos os objetivos a serem alcançados ao final do trabalho. Cada professor tem sua maeneira de trabalhar, no entanto vai uma dica do meio que costumo utilizar para alcançar os alunos.
Trabalho pelo método operatório que trabalha basicamente: sondagem, sistematização, problematização e aplicação na vida (Aula operatória e a construção do conhecimento- Paulo Ronca e Cleide Terzi). Nesse método, me preocupo no processo de sondagem, em orientar suas pesquisas pois sabemos que eles são bombardeados por várias informações a respeito de qualquer assunto, penso que é importante direcionar as pesquisas para que a sistematização aconteça de modo que faça sentido. Fazendo um link...


Desde o começo do meu trabalho com o 5° Ano, baseio as pesquisas dos alunos através dos métodos e dicas do livro "Pesquisa na escola" Marcos Bagno. Alí estão excelentes dicas que podem fazer a diferença entre receber uma boa pesquisa ou uma cópia da internet.


Diante dessas orientações, recebí fantásticas pesquisas e o melhor, todas elas eram de domínio de quem as fez. É resultado de um trabalho iniciado há algum tempo.


Dei continuidade a aula Mural, utilizando um dos recursos tecnológicos de que dispunha (Data Show) lancei alguns objetivos dentro do uso dessa tecnologia, , pois não queria dar apenas um "pincel de modernidade" em minha aula e sim realmente chamar atenção dos alunos no que diz respeito a humanização de ídeias relativas ao meio.
As imagens do vídeo trazem uma realidade que desperta o "humano" que há dentro de cada um, através de sons e apelos para a questão. O vídeo foi produzido a partir do Forum Mundial, realizado em Pará (Belém) de 1° de Janeiro a 27 de Fevereiro de 2009, com a presença de Leonardo Boof.


A reação dos alunos diante do vídeo foi de silêncio, indignação e auto-reflexão sobre as próprias atitudes.


Lancei duas propostas, perguntei o que eles gostariam de colocar no mural, e deixei que trabalhassem livremente diante do eixo.
Projeto

Eles dividiram a sala em grupos: ( A cada atividade lançada, cada grupo tem um líder)

  • O 1° grupo, escreveu um pequeno texto sobre o que podemos fazer para mudar


  • O 2° Grupo, criou um desenho como se fosse um manchete, visando chamar atenção do leitor


  • O 3° Grupo, organizou a montagem do Mural



No decorrer da aula tivemos a problematização, depois de levantarem diversas questões, chegamos ao objetivo geral da aula que era "despertar" o humano e começar a gerar motivação no outro.
O mural é interativo pois os demais colegas da escola podem dar suas dicas e lançar ideias sobre possíveis mudanças.


Esse projeto se estende por toda a escola e iniciou-se a partir da educação infantil. Os pequenos farão um apelo para o gasto de papel na escola e recolherão os rascunhos de cada sala e reciclarão o mesmo para a confecção de cartões de natal.
O trabalho foi dividido entre todos os alunos da escola, da seguinte maneira:

  • Infantil I / Primeiro Ano-Reciclagem de papel


  • Infantil 2/ Segundo Ano-Puxa que lixo! ( Tratar para que o uso dos latões da escola seja feito de maneira adequada, para que a coleta se efetive).


  • Infantil 3 e/ Terceiro Ano- O papel- Origem. ( Irão garantir, menos gasto de papel em toda escola)


  • Quarto Ano - Usinas hidrelétricas- ( Farão a exposição de suas descobertas para as demais salas)


  • Quinto Ano- Farão a edição de um jornal informativo da escola contendo as matérias de todas as salas e alimentarão o jornal com a parte de entretenimento. Utilizarão palavras cruzadas, histórias em quadrinhos, O que é? O que é?

  • Eaborarão uma crônica sobre o Tema: água, atrelado ao conteúdo de geografia.
Dentro do projeto do 2 ° trimestre dos alunos do 5° ano, está a aprendizagem sobre jornal. Aproveitando esse viez, eles irão editar o jornal da escola que terá como manchete o projeto Meio.


Bem, projeto ainda não está concluído e ao decorrer deste trimestre estarei alimentando a matéria.




Aceito ideias e podem utilizar as que disponibizo aqui. No entanto deixo a questão em aberto:


É melhor ostentar a fultilidade? Ou se orgulhar em fazer a diferença, através da essência cultural?






"É injusto e imoral tentar fugir às conseqüências dos próprios atos.


A natureza é inexorável, e vingar-se-á completamente de uma tal violação de suas leis."


Ganghi.
Nota do autor: Esse texto é de minha autoria, produzido para socializar e abrir uma discussão sobre um tema tão necessário e urgente a ser trabalhado com os alunos. As estratégias aqui propostas, devem ser vistas como sementes a serem lançadas em terreno fértil: os nossos educandos. Tenho certeza que darão bons frutos.


Lilian Timóteo